DEFESA

Pastor que falou que crianças vítimas de abusos podem ser culpadas pede desculpas e diz que luta por valores tradicionais, afirma defesa

Em um vídeo, pastor diz: 'Quando acontece o abuso de uma criança, a criança é também culpada porque ela deu lugar'

Pastor Jonas Felicio Pimentel, líder da igreja Tabernáculo da Fé de Goiânia (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O pastor Jonas Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé, que falou que crianças abusadas sexualmente podem ser culpadas em alguns casos, pediu desculpas a quem se sentiu ofendido e disse que apenas recomendou que é preciso evitar que filhos durmam em casa de parentes ou amigos para evitar pessoas más intencionadas. A informação foi repassada por meio de nota da defesa.

A fala do pastor repercutiu nas redes sociais na terça-feira (30), ultrapassando 180 mil visualizações. Nos comentários, centenas de pessoas disseram que a fala do pastor é um absurdo e chegaram a dizer que ele praticou apologia à pedofilia.

A igreja a qual ele é líder fica localizada na região oeste de Goiânia. No vídeo que circula nas redes, o pastor diz:

“Quando acontece o abuso de uma criança, a criança é também culpada porque ela deu lugar. Mas, olha só, isso é uma exceção, mas está dentro destes acontecimentos. Crianças também têm culpa, têm participação, mas não todos os casos. Eu quero deixar isso bem claro: a responsabilidade começa com a mãe e com o pai”, afirmou.

Em nota, o advogado Leandro Silva, que representa o pastor e a igreja, afirmou que o compromisso de ambos é lutar pelos princípios e valores tradicionais. O pastor disse ainda que “continuará orientando e combatendo quaisquer formas de descuidos, especificamente, a sexualização precoce que o mundo moderno impõe”.

Até a terça-feira (30), não havia registro na Polícia Civil sobre a fala do pastor.

Nota da defesa na íntegra

O pastor Jonas Pimentel manifesta-se sobre a polêmica ocorrida quando fez orientações aos fiéis sobre o cuidado com os filhos e afirmou que é responsabilidade dos pais ter seus filhos ao alcance dos olhos, somente perdendo contato visual deles quando situações absolutamente imperativas exigirem. Recomendou que é preciso evitar que filhos pernoitem em casa de parentes ou amigos. Nesse contexto, afirmou que isso evita oportunismos para pessoas más intencionadas que possam causar qualquer tipo de abuso a eles.
Foi nesse contexto de alerta para que pais e crianças não deem oportunidades para malfeitores, que foi extraído o recorte do vídeo. Para aquelas pessoas que se sentiram ofendidas, pedimos as nossas sinceras desculpas.
Contudo, pastor Jonas Pimentel e a Igreja Tabernáculo da Fé de Goiânia reafirmam seu compromisso de lutar pelos seus princípios e valores, que são tradicionais, e continuará orientando e combatendo quaisquer formas de descuidos e violência contra as crianças e adolescentes, especificamente, a sexualização precoce delas que o mundo moderno impõe nas casas dos cristãos.