PCDF cumpre mandados em Goiás em investigação de desvio de dinheiro no Sindbombeiros
Sindbombeiros alegou que as denúncias são infundadas e pela oposição por não aceitarem o resultado das eleições
A Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, nesta quarta-feira (2), como parte da operação Fiducia Fracta. A ação é um desdobramento das investigações sobre possíveis irregularidades no Sindicato dos Bombeiros Civis do Distrito Federal (Sindbombeiros), que começaram em maio deste ano.
As apurações revelam que a diretoria do sindicato e seu contador podem estar envolvidos em fraudes financeiras. De acordo com a polícia, eles teriam emitido notas fiscais para serviços que nunca foram membros e desvivam o dinheiro dos associados para uso pessoal.
Essas notas fiscais eram geradas por empresas de fachada, controladas pelo contador, que manipulava os registros para dar uma aparência de legalidade às contas do sindicato.
A operação mobilizou 45 policiais civis com o intuito de reunir mais evidências sobre a participação dos envolvidos e identificar outros possíveis criminosos.
Os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, podem responder por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas podem chegar a 30 anos de prisão.
Por meio de nota, o Sindbombeiros alegou que as denúncias são infundadas e “feitas pela oposição que, inconformada com os resultados das eleições, busca desestabilizar o trabalho sério e comprometido da atual gestão”. Disse ainda que a entidade colabora com as autoridades para esclarecer os fatos e provar sua inocência.