PCGO prende no Paraná suspeito de tentar aplicar golpes com CNH Social
Suspeitos usavam sites falsos e faziam anúncios pela internet
A Polícia Civil de Goiás prendeu no Paraná um suspeito de tentar aplicar golpes com a venda de CNH Social. Segundo a corporação, os investigados usavam sites falsos e realizavam anúncios pela internet. Na quinta-feira (10/10), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa.
A investigação teve início após notícia crime emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran/MS). De acordo com as apurações, os criminosos diziam que o Estado de Goiás teria lançado um programa que permite fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela quantia de R$ 600, totalmente online, sem que seja necessário a realização de qualquer tipo de exame e teste, sendo feito totalmente via site.
Por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) foi possível identificar o proprietário do site. O suspeito tem outros quatro domínios ativos em seu cadastro, inclusive um site referente à CNH, comprovando-se a fraude.
Além disso, a investigação identificou outras duas pessoas que administravam a página fraudulenta.
Os investigados residiam na cidade de São José dos Pinhais e Lapa, ambas no estado do Paraná.
A operação cumpriu quatro ordens judiciais no Paraná, resultando na prisão temporária de um indivíduo.
CNH Social
A CNH Social do Detran Goiás é um programa de inclusão social, criado com base na Lei Nº 20.637, de 12 de novembro de 2019, pelo Governo do Estado de Goiás. Seu principal propósito é viabilizar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a cidadãos de baixa renda, oferecendo isenção ou significativa redução de custos associados ao processo de obtenção da CNH.
A lei estabelece critérios socioeconômicos para a elegibilidade dos beneficiários, que incluem a comprovação de baixa renda e a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), entre outros requisitos determinados pelo Detran Goiás.