via

Pedágios da BR-040 em Goiás estão liberados após concessionária deixar administração da via

Quem assume a manutenção e segurança da BR é a DNIT

A partir desta terça-feira (6), os pedágios ao longo da BR-040 deixarão de ser cobrados no trecho entre Belo Horizonte e Cristalina. A decisão ocorreu após o término da concessão pela Via 040, transferindo a responsabilidade do trecho ao governo. Quem assume a manutenção e segurança do trecho é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O processo de transição deverá ser concluído até a realização do leilão previsto para o próximo mês.

A suspensão da cobrança de pedágio em locais como João Pinheiro, Cristalina, Paracatu, Lagoa Grande, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Curvelo, Capim Branco, Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena é apenas temporária e deve durar até a finalização do novo processo de concessão.

Além da manutenção e segurança, a DNIT agora é responsável pelos atendimentos médicos, mecânicos e intervenções emergenciais, que antes eram prestados pela Via 040.

Vale ressaltar que, enquanto ocorre o período de transição, os usuários da BR-040 enfrentarão a ausência dos serviços de apoio anteriormente disponibilizados pela Via 040.

Segundo a Via 040, durante os mais de dez anos de concessão, a concessionária realizou 405 mil socorros mecânicos, 37 mil atendimentos médicos, 43 partos de bebês e 1,2 milhão de atendimentos a contatos de usuários. A Via 040 utilizou 35 guinchos (entre leves e pesados), 28 ambulâncias, seis caminhões pipa para combate a incêndios e seis caminhões boiadeiros para apreensão de animais de grande porte, distribuídos em várias bases operacionais.

LEIA TAMBÉM:

Acidente gravíssimo com caminhão-tanque causa morte na BR-040; vídeo mostra as chamas