CULTURA

Pedra Goiana: governo tentará recolocar no lugar monumento natural de 25 toneladas

Uma força-tarefa formada pelo governo de Goiás e pela Universidade Federal de Goiás (UFG) pretende…

Uma força-tarefa formada pelo governo de Goiás e pela Universidade Federal de Goiás (UFG) pretende recolocar a Pedra Goiana no seu local de origem 56 anos depois. A pedra pesa 25 toneladas e fica no parque estadual da Serra Dourada, em Mossâmedes. Foi tombada em 1965 por adolescentes, que utilizaram um macaco hidráulico.

Um grupo foi até a rocha neste sábado. O governador Ronaldo Caiado (DEM) estava junto. A pedra está caída na beira de uma elevação natural que a sustentou por séculos. O desafio é reposicioná-la sobre duas pedras menores.

A rocha está na Reserva Biológica Professor José Angelo Rizzo, área que pertence à UFG. “Já tem cerca de 10 anos que temos buscado parceiros para fazer o deslocamento da rocha. Nossa equipe está empenhada na operação, que depende de recurso, equipamento pesado, todo um maquinário”, disse o reitor da universidade, Edward Madureira. Ele explicou que trata-se de uma operação multidisciplinar, com a participação de geólogos, engenheiros e biólogos.

Também participa da força-tarefa a Universidade Estadual de Goiás (UEG), que tem um campus na cidade de Goiás. O geólogo e professor Pedro Vieira acompanhou a comitiva durante a visita técnica. A intenção é que ele e a instituição trabalhem na restauração do espaço com o conhecimento da região e dando apoio à iniciativa na parte ambiental.