DENÚNCIA | VÍDEO

Peixes morrem por suposta água contaminada em Leopoldo de Bulhões

Moradores acreditam que lavoura de tomates na região é responsável por contaminar a água

Dezenas de peixes morrem por suposta água contaminada em Leopoldo de Bulhões (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Dezenas de peixes amanheceram mortos nesta quarta-feira (3) em um córrego que passa por algumas chácaras do bairro Nossa Senhora Aparecida, na zona rural de Leopoldo de Bulhões. O caso preocupou moradores, que desconfiam que a água tenha sido contaminada por produtos químicos de uma plantação de tomates de uma propriedade da região.

Em um vídeo feito pelo empresário Elcinei Marques da Silva, dono de uma das chácaras do setor, é possível ver dezenas de peixes mortos pela água. Segundo o morador, alguns patos e pombos que comeram os peixes mortos e beberam a água também morreram ou estão doentes. Além disso, a água estaria fedendo.

“Minha preocupação é que eu sei de pessoas que utilizam a água para regar plantas, cozinhar e em alguns casos até beber. Nosso setor é humilde e a maioria usa a água do córrego para economizar nas contas”, disse Elcinei. Pelo local, segundo o morador, é possível até encontrar mangueiras, comprovando que algumas pessoas usam a água.

De acordo com Elcinei, a represa de sua propriedade não foi fortemente atingida graças ao encanamento que ele possui. “Graças a deus está tudo bem comigo. Eu e outros moradores desconfiamos que uma estufa de plantação de tomates é que está contaminando a água. Tentamos falar com o gerente, mas disseram que não estão sabendo de nada disso e que tentariam descobrir”, explicou.

Patos encontrados mortos após se alimentarem de peixes que estariam contaminados com produtos químicos (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Vizinhos teriam reparado que a parte em que os animais estão morrendo é em apenas em um trecho do córrego. “Dele pra baixo tá contaminado, mas pelo que viram, da plantação pra cima está tudo normal”, disse o morador.

A reportagem tentou contato com um dos funcionários da estufa onde acontece a plantação acusada pelos moradores, mas até o momento da publicação da matéria, nem as ligações e nem as mensagens foram atendidas. O espaço está aberto.

O córrego

A água não abastece o bairro. Segundo moradores, ela se inicia em uma das propriedades e vai cortando ás chácaras da região. A estufa, que supostamente estaria contaminando a água com produtos químicos, fica localizada em um ponto alto e, por isso, tudo que é feito lá acabaria passando por outras propriedades.

Segundo Elcinei, o córrego desagua no Rio dos Bois mas não abastece Leopoldo de Bulhões, não sendo nem mesmo usado pela Saneago. Entretanto, é usado cotidianamente por moradores.

O que dizem as autoridades?

A Secretaria do Meio Ambiente de Leopoldo de Bulhões informou aos moradores que enviou equipes para coleta da água para investigar a fundo o que aconteceu. Amostras coletadas por moradores foram entregues à Saneago e também serão analisadas.

O chefe do departamento de Meio Ambiente do município, Saulo Gomes Lima, informou à reportagem que esteve na manhã desta quarta-feira (3) no local e disse que não encontrou nada de suspeito nos arredores.

Dezenas de peixes morrem por suposta água contaminada em Leopoldo de Bulhões
Dezenas de peixes morrem por suposta água contaminada em Leopoldo de Bulhões (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

“Não encontramos nada que prejudicaria os peixes ao ponto de mata-los, nenhum dano ambiental ou probabilidade de veneno. Coletamos a água para análise, mas suspeitamos que tenha sido causado pela fermentação da água”, explicou.

O Mais Goiás o prefeito de Leopoldo de Bulhões, João Alecio Mendes, disse que irá acompanhar o caso para garantir que ninguém mais seja prejudicado. “Eu não estava sabendo disso, mas caso a empresa tenha mesmo responsabilidade, sem dúvidas, iremos notifica-la”, disse o prefeito.