RESSOCIALIZAÇÃO

Pelo Dia da Mulher, penitenciárias femininas realizam programações especiais para detentas

Cinema, palestras, dia de beleza estão entre as iniciativas que serão conduzidas em todo o Estado até o fim de março

OAB-GO envia comissões à CPP de Aparecida (GO) para apurar mortes de presos (Foto: Reprodução)

A administração penitenciária terá uma programação diferente do que diz respeito às unidades prisionais femininas do Estado de Goiás. Em razão do Dia Internacional da Mulher, a população carcerária de mulheres terão dia de beleza, cafés da manhã, palestras sobre temas diversos, cursos profissionalizantes e acesso a exames contra Infecções Sexualmente Transmissíveis. A escala diferente será conduzida pela Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) durante todo o mês de março.

Entre os últimos 3/3 e 6/3, as 92 detentas da Penitenciária Consuelo Nasser, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (Foto), por exemplo tiveram a “Semana da Mulher”, com ações voltadas ao público local, em parceria com a Escola Estadual Maria de Lourdes Estivalete Teixeira. A organização faz gestão de ensino na penitenciária. Na última sexta (6), as reeducandas tiveram um dia de entretenimento, com sessão de cinema, pipocas, sucos e refrigerantes.

Ações similares também foram realizadas em penitenciárias de Luziânia, Corumbaíba, Paranaiguara e Formosa, entre outras.

De acordo com coronel Wellington Urzêda, titular da DGAP, a iniciativa tem foco na reintegração social e na humanização da pena, por meio da expensão do conhecimento. “Quando investimos na ressocialização, investimos na segurança, na oportunização de uma vida melhor às custodiadas”.