VIAGENS FRUSTRADAS

Pelo segundo mês, 123 Milhas é 1º lugar no ranking de reclamações do Procon Goiás

Em agosto, auge da crise, a empresa teve um total de 263 registros

123 Milhas: clientes podem contestar valores devidos até terça-feira (26) (Foto: Rafa Neddermeyer - Agência Brasil)

A empresa 123 Milhas foi, pelo segundo mês consecutivo, a campeã no ranking de reclamações em setembro, gerado pelo Procon Web (plataforma de atendimentos virtuais do Procon Goiás). A empresa obteve com um total de 71 registros.

Em agosto, auge da crise, a empresa teve um total de 263 registros. A empresa teve o pedido de recuperação acatado pela justiça naquele mês, após cancelar pacotes de viagens da linha promo entre os meses de setembro e dezembro de 2023.

123 Milhas: consumidores tiveram dificuldades para alterar ou cancelar contratos

Ainda em setembro, consumidores apontaram dificuldade para alterar ou cancelar o contrato com a 123 Milhas, oferta não cumprida e dificuldade para rescindir o contrato.

Ranking de reclamações

Telefonia

A telefônica Claro também registrou o mesmo quantitativo – 71 demandas, seguida da concessionária de energia Equatorial, com 69 demandas. Em relação à Claro, os principais problemas são cobrança indevida ou abusiva para alterar ou cancelar o contrato, oferta não cumprida, publicidade enganosa e dificuldade para cancelar o serviço.

Energia elétrica

A Equatorial apresentou problemas como cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos, além de cobrança por irregularidade ou defeito na medição e interrupção no fornecimento de energia.

Bancos

Já na plataforma Proconsumidor, que reúne dados de atendimentos presenciais, instituições do sistema financeiro figuram no topo do ranking de setembro. O primeiro lugar ficou com o Banco Pan, com 70 registros, em segundo está o Banco Bradesco, com 67 registros, e o Itaú Unibanco com 56 demandas.

Entre os principais problemas relatados pelos consumidores estão cobranças indevidas ou abusivas, cobrança por serviço ou produto não contratado e a não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço, além de dificuldade de contato e acesso.

Mais de 7,3 mil consumidores foram atendidos somente no mês de setembro no Procon Goiás, contabilizando 6762 denúncias e reclamações (totalizando números das duas plataformas).