CONVÍVIO FAMILIAR

Penitenciária de Aparecida (GO) libera abraços e apertos de mãos nas visitas aos presos

Encontros chegaram a ser suspensos e depois realizados por parlatório

Internos da penitenciária de Aparecida (GO) voltam às visitas com contato (Foto: DGAP)

A Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, retornou as visitas com contato (convívio familiar). No começo da pandemia da Covid-19, as visitações foram suspensas até julho do ano passado, quando foi implementado o parlatório – encontros com uma divisória de vidro.

Mas nesta quarta-feira (1) voltaram as visitas na modalidade convívio familiar já com 25 encontros agendados. A partir de quinta-feira (2), serão 48 reuniões diárias. O agendamento ocorre pelo sistema senha online no site https://www.policiapenal.go.gov.br/senhaonline.

Segundo informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), são 30 minutos para cada visitante e o interno, de segunda-feira a sexta-feira. A visita nesta modalidade também prevê o abraço e o aperto de mãos. A reunião ocorre com ambos sentados, um de frente para o outro durante todo o período.

Vale destacar, haverá, em breve, a possibilidade de visita lúdica. Uma brinquedoteca foi construída no local para o que o interno receba seu filho ou filha para brincar. Neste caso, os encontros – ainda sem dia para começar – devem ser agendados pelo e-mail [email protected].

Modalidades

Além do visita na modalidade convívio familiar e da visita lúdica, estão previstos o parlatório e o encontro virtual, conforme Portaria nº 245/2022, de abril. As penitenciárias têm até 180 dias para se adaptarem a essas modalidades.

O diretor da unidade de Aparecida, Erivaldo da Silva Alves, explicou a antecipação do prazo. “Na POG, conseguimos antecipar o prazo pelo fato de o estabelecimento já possuir as instalações para receber os familiares de acordo com as normas determinadas.”

O parlatório é umas das modalidades previstas de contato (Foto: DGAP)