delícia

Pequi sem espinhos: veja como se cadastrar no formulário para aquisição de mudas

Para adquirir uma árvore, é cobrado o custo de R$ 50

Governo de Goiás expõe pequi sem espinhos em festival gastronômico focado no fruto do Cerrado (Foto: Emater)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) abriu o formulário para quem deseja adquirir mudas de pequi sem espinhos. Segundo a agência, além do pedido via formulário, os interessados podem comprar diretamente com viveiros e fazendas.

O formulário está disponível no site da Emater, na aba “Aquisição de Mudas de Pequi”. Para adquirir uma árvore, é cobrado o custo de R$ 50. Após o preenchimento e envio de dados, a agência entrará em contato informando o local de entrega da muda.

Segundo a diretora de Pesquisa Agropecuária da Agência, Maria José Del Peloso, visando a grande demanda da população goiana, donos de viveiros e fazendas estão sendo treinados para realizar a clonagem e multiplicação dos pequizeiros.

• Oito curiosidades e fatos sobre o pequi que você precisa saber

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, explica que não há diferença no cultivo das duas variedades. “A cultura do pequi não requer grandes extensões de área para que o produtor tenha um retorno financeiro adequado. Então, ela tem um potencial positivo em agregar na renda do produtor rural”, destaca Rezende.

Uma das iguarias mais populares da culinária goiana, atualmente, o pequi possui uma camada espinhosa em volta da parte comestível do fruto, o que pode causar diversos ferimentos nos lábios e língua na sua ingestão.

• Goiana vence torneio no Tocantins após roer quase 90 pequis em 10 minutos