RECORDE

Pesquisa aponta crescimento do comércio goiano em 2022

Setor de veículos foi destaque na pesquisa

Ao todo, 71, 3 mil unidades localis se estabeleceram durante o ano de 2022 (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa anual divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25/07) aponta que o estado de Goiás registrou crescimento histórico no número de empresas comerciais.
Ao todo, 71, 3 mil unidades locais se estabeleceram durante o ano de 2022. Esse número é um recorde na série histórica iniciada em 2007.

O número de empresas criadas em 2022 foi 3,5% maior se comparado ao ano anterior. Esse foi o oitavo maior número do Brasil. O comércio de veículos, peças e motocicletas foi o destaque com 7,6 mil unidades locais, o sexto melhor resultado nacional.

Ainda de acordo com a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), a média salarial também teve um aumento de 5,7% em relação ao valor pago em 2021. Com isso, também se tornou o mais alto da série.

A pesquisa também investigou a receita bruta de revenda de mercadorias das empresas comerciais. Em 2022, o setor comercial apresentou R$ 282,5 bilhões em receita bruta de revenda de mercadorias no estado, o que correspondia a 3,9% da receita nacional (R$ 7,2 trilhões).

A pesquisa

A Pesquisa Anual do Comércio (PAC) retrata as características estruturais do segmento empresarial da atividade de comércio no país. Estas informações são necessárias para a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e dos diferentes níveis de governo.