Pesquisas desenvolvidas por alunos de Anápolis, serão premiadas no Peru
Ao todo, três pesquisas de Anápolis serão premiadas no 15° Congresso da Associação Latino-America de Tórax (ALAT)
O Programa de Reabilitação Pulmonar Pós-Covid-19, desenvolvido por alunos da Universidade Evangélica de Anápolis, já atendeu mais de 300 pacientes com sequelas pulmonares, após a contaminação do vírus. Essa e mais outras duas pesquisas, serão premiadas no 15° Congresso da Associação Latino-americana de Tórax (ALAT), que será realizado no Peru, no dia 22 de julho.
Segundo o professor e doutor, que coordena as pesquisas, Luiz Vicente, o projeto consiste na regeneração das células pulmonares que foram danificadas pelo vírus. “Os pacientes recebem apoio de uma equipe composta por vários profissionais e os resultados são excelentes”, explica o coordenador.
À reportagem, Vicente relatou que em 2021, o programa recebeu um investimento de R$ 290 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) para a aquisição de equipamentos e materiais para o projeto.
“Temos um espaço exclusivo para o atendimento dos pacientes, com todo um consultório completo para avaliação clínica. Nesse local, a população é atendida de forma gratuita”, ressalta Vicente.
Além das premiações, os pesquisadores receberão menções honrosas como melhores projetos apresentados em 2022.