Bilhete Único começa a valer em Goiânia, com vantagem de permitir integração fora dos terminais
Segundo Adriano Rocha Lima, resultado é a redução drástica do tempo de viagem e a diminuição das aglomerações nos terminais
Com a vantagem de permitir a integração de linhas de ônibus fora dos terminais, o que não existe hoje, começa a funcionar nesse sábado (2) o Bilhete Único em Goiânia.
Em entrevista ao lado do governador Ronaldo Caiado (UB) nessa sexta, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) classificou a novidade como “transformação” no sistema” de transporte público. “Nossa cidade é a primeira capital no Brasil a implantar a integração entre linhas mediante tarifação única, além da flexibilidade de rotas”, afirma Rogério. “Há pessoas que sempre salientaram as dificuldades em sair cedo e demorar tanto para chegar ao destino final; por isso, nos empenhamos em sanar tais questões do transporte coletivo”, pontuou o prefeito.
Ao mencionar o processo de aquisição de ônibus elétricos para o Eixo Anhanguera, Rogério Cruz esclareceu que, por parte da prefeitura, há o projeto de revitalização da Via Anhanguera em vias de finalização. O prefeito destacou, ainda, as melhorias estudadas para o transporte público da capital.
“Além das iniciativas, como o bilhete único, que vai reduzir custos e tempo de deslocamento, já solicitei um estudo para estruturar mapas dos cruzamentos de vias e linhas, como tem nos metrôs. Assim, quando o usuário entrar no ônibus, identifica onde pode descer e trocar de linha”, informou.
Tarcísio Abreu, presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), informou que o benefício será utilizado pelo Cartão Fácil, que já será habilitado de sexta (31) para sábado. “Tudo que está sendo feito hoje é um projeto de planejamento entre o governo do Estado, Goiânia e demais prefeituras.” Ainda de acordo com ele, o bilhete único promove a facilidade. “Use o bilhete único, ganhe tempo”, recomenda.
Novo conceito
O secretário geral de Governo de Goiás e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano Rocha Lima, afirma que o novo sistema acaba com conceito do terminal fechado e muda para conceito de tempo, podendo o passageiro viajar com a mesma passagem em diversos ônibus e em qualquer lugar.
“A pessoa não precisa se deslocar até um terminal. Pode utilizar o benefício em qualquer lugar”, declarou. “Durante 2h30, a partir do primeiro embarque, ele poderá pegar qualquer quantidade de veículos, pagando uma única viagem. O resultado é a redução drástica do tempo de viagem e a diminuição das aglomerações nos terminais.”
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) também presente no evento e lembrou que cerca de 400 mil pessoas utilizam o transporte coletivo e não precisarão mais ir aos terminais. “Um novo conceito de transporte.” Além disso, garantiu que não haverá acréscimo nas tarifas da passagem, que hoje está em R$ 4,30.
Bilhete único
O bilhete valerá por 150 minutos, ou seja: duas horas e meia. Como citado, uma de suas vantagens é a integração fora dos terminais, o que reduz tanto o custo por viagem quanto o tempo para deslocamento. Ele poderá ser utilizado em qualquer ônibus, terminal ou estação da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).
Na primeira utilização do bilhete, o usuário pagará o valor de R$ 4,30, que é a tarifa vigente. As demais viagens integradas serão gratuitas. Porém, é importante que o usuário se atente às diretrizes do bilhete único. A primeira delas é que serão permitidas até quatro integrações após o primeiro embarque, pelo período de duas horas e meia.
A integração acontece somente em ônibus diferentes e é válida apenas para quem utilizar o bilhete único. Outro ponto de atenção é que não é possível utilizá-lo, seguidamente, no mesmo ônibus. Para fazer isso, a pessoa vai ter que aguardar um intervalo de 45 minutos.
O serviço é pessoal e intransferível. Durante a utilização do cartão, o sistema vai capturar fotos dos usuários e confrontá-las com o cadastro. Caso a pessoa não seja a titular, o benefício será suspenso por sete dias, na primeira infração, e por até 15 dias, em caso de reincidência. O Bilhete Único poderá ser feito em todos os terminais e nos pontos de venda do Sitpass.
Novidades
Em maio, será implantado o Vale Transporte Assinatura, modalidade semelhante ao vale transporte que dá aos empregadores assinatura válida por 30 dias. Para os próximos meses, está prevista a introdução do Cartão Família, para que até cinco pessoas embarquem com tarifa única aos finais de semana); Bilhetes Um Dia e Uma Semana (aquisição de bilhetes diário e semanal); Cartão-Pós-Pago; Bilhete Meia-Tarifa; aquisição de nova frota; revitalização do Eixo Anhanguera, novo Eixo Norte Sul e Super APP SIM 2.0.
Serviços complementares também serão integrados aos já oferecidos pela RMTC, com destaque para o CityBus 3.0, que é um serviço sob demanda; sistema de bicicletas compartilhadas conectado aos terminais de integração; implantação, reforma e manutenção de abrigos em pontos de parada de ônibus.
Ônibus elétricos
Na ocasião, o secretário geral de Governo de Goiás e presidente da CDTC, Adriano Rocha Lima, também informou que haverá uma reformulação na Metrobus, inicialmente, que trocará seus 86 ônibus à diesel por 114 veículos elétricos. “Ônibus novos, não poluentes, fazem menos ruídos, com mais conforto… O custo da energia elétrica custa um quatro do preço do diesel”, completou.
O edital foi lançado em 31 de março. O leilão eletrônico ocorre em maio. “E nós pagaremos o custo da energia elétrica e taxa de manutenção. A manutenção, repósição, etc., será de responsabilidade do frabicante durante a vigência do contrato de 16 anos.”