PF deflagra segunda operação para combater corrupção no Inmetro em Goiás
A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil de Goiás, deflagrou nesta terça-feira (05)…
A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil de Goiás, deflagrou nesta terça-feira (05) a Operação Fiel da Balança Fiel, que tem como objetivo combater a corrupção no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia de Goiás (Inmetro). Cerca de 60 policiais estão cumprindo 4 mandados de prisões temporárias expedidos pela Justiça Federal e outros 13 expedidos pela Justiça Estadual.
A investigação da Polícia Federal constatou que fiscais do Inmetro recebiam propina de donos de postos de combustíveis para não fiscalizar. Nesses locais, a venda de gasolina e álcool era adulterada em quantidade inferior àquela cobrada, lesando o consumidor.
A Justiça Federal de Goiás também determinou o afastamento do exercício da função do Superintendente Regional do Inmetro em Goiás, acusado de obstruir as investigações.
Os presos serão encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Goiás e demais investigados à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor do Estado de Goiás (Decon).
Os investigados responderão pelos crimes de corrupção ativa e passiva, e por crimes contra as relações de consumo, podendo as penas chegar a 12 anos de reclusão e multa.
A operação Balança Fiel é desdobramento da Operação Pesos e Medidas, deflagrada no dia 17 de outubro de 2017.