EXAME

“Pior já passou, que era a redação”, diz aluno em 2º dia do Enem em Goiânia

Outros estudantes relatam nervosimo com questões de exatas

"Pior já passou, que era a redação", diz aluno em 2º dia do Enem em Goiânia (Foto: Jeice Oliveira - Mais Goiás)

Com Jeice Oliveira

O aluno Pedro Henrique Oliveira, 17 anos, está tranquilo em relação ao segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nesta tarde de domingo (10), em Goiânia e no País. Segundo ele, o primeiro dia foi o mais tenso, por causa da redação. “Acho que [hoje] vai ser tranquilo. O pior já passou, que era a redação”, disse.

Pedro quer fazer engenharia de software. Questionado sobre como foi a redação – que seria o pior, para ele -, o estudante ficou em dúvida. “Não sei dizer [se me saí bem].” A expectativa, contudo, é positiva. Ele vai fazer a segunda etapa da prova na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no setor Universitário.

Neste domingo, alunos de todo o Brasil enfrentarão 90 questões de escolha múltipla, divididas em duas áreas: 45 de Matemática e suas Tecnologias, e 45 de Ciências da Natureza, com conteúdos de Química, Física e Biologia. A prova terá duração de 5 horas, com término às 18h30.

O horário de abertura dos portões foi às 12h, com fechamento às 13h. A prova será entregue às 13h30 e os candidatos poderão sair, sem o caderno de questões, a partir das 15h30. Quem desejar levar o caderno, poderá sair somente a partir das 18h. É fundamental que os participantes cheguem com antecedência para evitar imprevistos.

Nervosismo no 2º dia do Enem

Também na PUC-GO, Júlia Soares, 16 anos, diz estar nervosa, “especialmente com as questões de exatas”. Ela quer fazer enfermagem, mas nesse ano ainda está como “treineira”. “Mesmo sabendo que não é para valer, o nervosismo é grande. Vou tentar fazer o máximo para não deixar nenhuma questão em branco.”

Já para Ícaro Luiz Fernandes, 17 anos, é para valer. Ele quer fazer engenharia da computação. “Estou um pouco ansioso, mas tentando manter a calma e não deixar o nervosismo tomar conta. Estudei muito, fiz cursinho e acredito que fui bem no primeiro dia. Esse, pelo menos, para mim, é mais fácil do que a redação.”

O Mais Goiás esteve na instituição nos dois dias. Aparentemente, a movimentação é menor que no primeiro dia. É possível que exista abstenção expressiva, mas é preciso aguardar os números oficiais.