Pirenópolis indica reabertura de restaurantes e turismo para julho
A prefeitura de Pirenópolis deve permitir a retomada de atividades em decreto a ser publicado…
A prefeitura de Pirenópolis deve permitir a retomada de atividades em decreto a ser publicado ainda nesta segunda-feira (8). A expectativa é que certos estabelecimentos do segmento de bares e restaurantes devem ser liberados já nesta semana. Este seria o primeiro passo para uma retomada gradual da atividade turística na cidade.
O Mais Goiás conversou com alguns representantes do turismo na cidade que confirmaram reuniões para que a atividade seja retomada já em julho. A intenção da prefeitura é que, após a primeira abertura, dos restaurantes e lanchonetes, haja avaliação para publicação de novo decreto com regras de abertura das atividades turísticas.
Desde março, atividades turísticas, bares e restaurantes estão fechados em Pirenópolis. O fechamento faz parte das medidas de contenção do coronavírus na cidade histórica, já que o município não possui leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apenas cinco respiradores.
A ideia, neste primeiro momento, é que haja cadastramento dos estabelecimentos, assim como já é feito para entrada de pessoas de fora do município para atividades consideradas essenciais. Caso não haja novos casos, a intenção é estabelecer regras para reabertura de hotéis, pousadas e atrativos turísticos.
A prefeitura chegou a colocar barreiras para evitar a entrada de turistas e cancelou eventos tradicionais como a Festa do Divino e as Cavalhadas.
Dados
De acordo com dados da Goiás Turismo, 25% dos donos de empresas ligadas ao turismo acreditam na recuperação das empresas no segundo semestre de 2020. Enquanto 46,2% acreditam que a retomada só acontecerá em 2021. Um total de 46,2% já demitiram ou preveem demissões.