Pit dogs, restaurantes e lanchonetes de Goiânia são alvo de fiscalização
Operação Polo Sul fiscaliza mercadorias vendidas a vendidos a lanchonetes, pit dogs e restaurantes. 70 estabelecimentos já foram visitados
Pit dogs, lanchonetes e restaurantes estão sob fiscalização do Procon desde o dia 17 de setembro, em Goiânia. Ao todo, mais de 100 kg de produtos impróprios para o consumo foram apreendidos em 70 estabelecimentos comerciais. A Operação Polo Sul fiscaliza se as mercadorias vendidas estão próprias para o consumo.
Entre os produtos apreendidos estão queijos, presuntos, salsichas, linguiça, hambúrguer, bacon, entre outros. De acordo com o órgão, a maioria estava sem identificação de validade ou data de fabricação. Todas as mercadorias apreendidas serão descartadas pela própria equipe do Procon. Para os amantes dos pit dogs, o alerta: a meta é visitar 200 estabelecimentos em toda Goiânia e a previsão é que isso aconteça até o final do mês de outubro.
Como é feita a fiscalização
Além do prazo de validade e da data de fabricação, os fiscais observam se os produtos vendidos em Goiânia estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Mercadorias deterioradas, adulteradas, avariadas, falsificadas, corrompidas ou fraudadas também estão entre as proibidas de serem comercializadas.
Além disso, são considerados impróprios produtos em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação; que estejam inadequados ao fim a que se destinam, que não informem sobre riscos à saúde e segurança do consumidor.
Com informações de Procon Goiânia.