Educação e tecnologia

PL que libera uso de celulares em sala de aula é apresentado na Câmara de Anápolis

Vereadora Professora Geli (PT), autora da proposta, afirma que o uso será apenas pedagógico

A Câmara de Vereadores de Anápolis analisa um projeto de Lei (PL) que quer liberar o uso de celulares para fins pedagógicos. O PL ainda não foi analisado por nenhuma comissão, em virtude do recesso parlamentar. A previsão é que sejam realizados debates e audiências sobre o tema em agosto.

A proposta é da vereadora Professora Geli (PT). Ela diz que foi procurada por professores da cidade para elaborar a proposta e que não imaginava que o PL tivesse toda essa repercussão.

Segundo a parlamentar, um grupo do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Anápolis (JIJA) publicou uma carta-compromisso para solicitar a proibição do uso de celulares em 2009. Esse grupo reúne professores, diretores e gestores da educação do município e foi criado para atuar como mediador de conflitos escolares.

A vereadora ressaltou que a carta passou por uma adequação em 2019. A ideia é que as novas tecnológicas possam ser incorporadas ao aprendizado dos alunos. “Hoje o [telefone] celular tem muitos aplicativos que, sob supervisão dos dinamizadores, podem ser úteis. Não é um uso aleatório, mas sim pedagógico”.