Planetário da UFG estará aberto para observação do eclipse anular no sábado
Visualização ocorrerá com filtros solares apropriados
O Planetário Juan Bernardino Marques Barrio, da Universidade Federal de Goiás (UFG), estará aberto para observação do eclipse anular que ocorre neste sábado (14). Segundo a instituição, a visualização ocorrerá com filtros solares apropriados.
Diretor da unidade, Rafael Miloni Santucci reforça a atenção ao fenômeno. Ele explica que olhar diretamente para o sol pode provocar graves danos aos olhos, incluindo perda da visão. Também não devem ser utilizados óculos escuros, negativos de fotografia e chapas de raio-x, somente óculos de eclipse com certificação ISO, que estarão disponíveis. “Não é recomendado nem mesmo o filtro de soldador número 14, que tem sido divulgado como apropriado.”
Segundo projeções de astrônomos, o eclipse será visível em todo o país e, no Estado, a lua chegará a cobrir 69% do sol. A projeção é que o fonômeno atingirá o ponto máximo em Goiânia por volta das 16h45.
O eclipse solar anular é quando quando a Lua está um pouco mais distante do sol e não é capaz de cobrir totalmente a estrela, formando um anel ao redor. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio das sua unidade vinculada Observatório Nacional (ON), transmitirá o fenômeno pelo canal do Youtube do ON.
Ainda de acordo com a UFG, o último eclipse solar anular visível no Brasil ocorreu em 2006. Este, contudo, só pôde ser observado no extremo norte do País. Em 2027, os brasileiros poderão ver um eclipse parcial, enquanto em 2045, um total.