Polícia apreende agrotóxicos ilegais avaliados em R$ 700 mil no sudoeste de Goiás
Cinco pessoas foram presas por contrabando e três veículos apreendidos. Agrotóxico ficou a disposição da Secretaria da Fazenda
O Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar apreendeu 1,5 mil litros de um tipo de defensivo agrícola que não pode ser vendido no Brasil. A operação aconteceu na tarde dessa quarta-feira (9), na região sudoeste de Goiás. A carga avaliada em R$700 mil seria comercializada para produtores rurais da região. Cinco pessoas e três veículos foram encaminhados para a delegacia de Rio Verde.
Além do agrotóxico, inseticida ilegal também foi apreendido
Os policiais localizaram o agrotóxico a partir de denúncias anônimas e serviço de inteligência. Além do defensivo agrícola, apreenderam 20kg de um inseticida neomicotinóide (que age de maneira semelhante à nicotina e é classificado como prejudicial ao meio ambiente e à saúde). A mercadoria foi entregue à Secretaria da Fazenda.
Os cinco suspeitos seguem detidos pelo crime de contrabando. A pena para esse delito pode chegar a cinco anos de reclusão.
A operação faz parte de força-tarefa integrada entre o Comando de Operações de Divisas (COD), em parceria com a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar).
Leia outras notícias no Mais Goiás
Agrotóxico mais usado do Brasil está associado a 503 mortes infantis por ano, revela estudo
Operação apreende carga roubada de agrotóxicos que eram desviadas em ônibus interestaduais
PM apreende carga de agrotóxico sem nota fiscal em Goiás
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt