Polícia atropelou morador de rua antes de atirar nele em Goiânia, revela vídeo
Ministério Público usa as imagens como prova de que morador de rua não provocou os policiais, como alega a Polícia Militar
Filmagens de uma câmera de videomonitoramento de um prédio próximo à Praça do Sol, no setor Oeste, em Goiânia, mostram o momento em que uma viatura da Polícia Militar atropela um morador de rua, de 28 anos, que foi atingido por quatro dos oitos disparos efetuados contra ele. Divair Nunes da Cruz segue preso e internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) em estado grave desde o dia 9 de dezembro.
O vídeo é usado pelo Ministério Público de Goiás para desmentir a alegação apresentada pelos três policiais envolvidos de que Divair teria quebrado o farol da viatura por vontade própria e que essa ação teria motivado a abordagem policial. Na versão da polícia, o homem teria tentado atingir uns dos policiais com uma faca durante a abordagem e, para conter o rapaz, os disparos teriam sido efetuados. Essa versão gerou controvérsias entre defensores públicos do Estado já que, no vídeo, é a viatura que atinge o morador de rua.
Morador de rua foi preso por tentativa de homicídio
No dia 10 de janeiro, a Polícia Civil concluiu o inquérito, sem citar o vídeo ou questionar a versão da polícia, e prendeu preventivamente Divair por tentativa de homicídio. Porém, no último dia 19, o juiz da 1ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida, Eduardo Pio Mascarenhas, determinou que polícia realize novas investigações sobre o ocorrido para averiguar as inconsistências dos indícios contra o morador de rua.
Divair segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hugol em estado grave. O homem sofreu quatro perfurações por arma de fogo e fraturas na perna esquerda e tíbia direita, além de passar por duas cirurgias para intervir um politraumatismo.
Leia outras notícias no Mais Goiás
Morador de rua baleado por PMs na Praça do Sol foi abordado 12 vezes em 3 anos
Morador de rua que viralizou ao cantar parabéns para cães, recebe ajuda na Colômbia
Homem é preso suspeito de matar duas pessoas em situação de rua, em Santa Catarina
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt