Polícia Civil busca suspeito de esfaquear motorista de aplicativo em Goiânia
Crime aconteceu após discussão entre a vítima e um coletor de materiais recicláveis
A Polícia Civil realiza buscas na tentativa de prender o autor do crime que vitimou o motorista de aplicativo (app) Ismael Ribeiro, de 55 anos. Ele foi morto na noite de segunda-feira (2) após ser esfaqueado em uma discussão com um coletor de materiais recicláveis. A vítima chegou a dirigir até chegar a um hospital no Setor Marista, em Goiânia. Os motoristas da categoria se mobilizam para protestar por mais segurança.
De acordo com o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo do Estado de Goiás (Amago), Leidson Alves, embora o assassinato não tenha relação direta com a profissão de motorista, os trabalhadores da categoria vão solicitar nova reunião com representantes da Secretaria de Segurança Pública. Ele sublinha que é preciso reforçar a segurança para os motoristas.
Leidson afirma que a forma como hoje são monitorados os veículos dificulta a busca por ajuda. Segundo ele, são vários procedimentos a serem feitos, o que inviabiliza agilidade no momento de um assalto, por exemplo. Assim, ele reforça que deve haver um acordo entre as empresas de aplicativos e a gestão da Segurança Pública.
“Uma solução que estamos buscando é a plotagem dos veículos. Por serem, carros populares, muitas vezes é difícil a identificação. Com um adesivo informando que o veículo é monitorado pela polícia pode coibir a ação dos criminosos”, diz. “O ideal é que haja um monitoramento em tempo real, com a polícia, através de câmeras, aplicativo ou mesmo um botão de pânico fácil de apertar”, acredita.
Crimes
O caso de Ismael Ribeiro se soma a outros quatro motoristas de app assassinados neste ano, na Região Metropolitana de Goiânia. Outro está em recuperação após ser baleado nas costas em outubro.
Segundo levantamentos da Amago, pelo menos cinco motoristas são assaltados ou se tornam vítimas de tentativa de assalto por dia na Região Metropolitana. As abordagens seguem um padrão. Normalmente, as corridas são pedidas em nomes de terceiros, principalmente mulheresr, e quando o motorista chega é abordado por dois ou mais criminosos.
Na noite de segunda, um motorista foi abordado por dois adolescentes com uma faca e teve o veículo roubado em Aparecida de Goiânia.
Investigações
O delegado Francisco Costa, da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH), conduz as investigações e realiza diligências na tentativa de encontrar o autor. Ismael Ribeiro havia sido chamado pelo app para buscar uma passageira, quando se chocou contra o carrinho do coletor de reciclagens. Eles iniciaram uma discussão e acabou sendo esfaqueado. Ele trabalhava há apenas um mês no ramo.