Polícia Civil inaugura primeira delegacia móvel especializada, em Goiás
Agilidade e humanização no atendimento à população são pilares da iniciativa. Unidade vai operar com o mesmos sistema online integrado aos bombeiro e a PM
A Polícia Civil do Estado de Goiás (PC) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (31), a primeira unidade móvel da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). A unidade foi lançada durante coletiva organizada pela PC no Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil de Goiás, no Setor Cidade Jardim, em Goiânia.
Ao Mais Goiás, o delegado Kleyton Manoel Dias, responsável pela Grupo Antissequestro (GAS) da Deic, disse que a iniciativa espera atender às pessoas que possuam dificuldades de deslocamento até a Deic. Agilidade e humanização no atendimento à população são pilares da iniciativa.
“Aquelas pessoas que estejam doentes, acidentadas, idosos, etc. Nós vamos humanizar o atendimento da PC levando-o para o cidadão. Nós vamos sair detrás do balcão e vamos levar o atendimento para o cidadão em casa. Ao invés da pessoa vir até a delegacia, ela vai até a sua casa”, explica.
Qualquer pessoa que necessite do atendimento móvel deve ligar para o número (62) 3201-1140 ou para o 197.
O delegado explica, também, que a unidade conta com todos os equipamentos e serviços para atender vítimas de assaltos, roubos e sequestros. Os agentes vão receber os pedidos e decidir com mais agilidade sobre o tipo de atendimento. Segundo Kleyton, a classificação do atendimento a ser prestado será feita com base no grau de necessidade da demanda.
“Nós estamos prontos para atender a todos os necessitados. Este é um projeto piloto e nós testaremos a demanda ao longo dos meses. Caso seja comprovado o sucesso, nós esperamos levar esta estrutura de atendimento também à outras delegacias, primeiramente de Goiânia e, quem sabe, torná-la um padrão da PC em todo o estado de Goiás”, ressalta.
No vídeo abaixo, Karla Fernandes, delegada adjunta da Deic, explica como funcionará a delegacia móvel.
A corporação também lançou a nova cartilha de segurança da Polícia Civil. O material tem orientações para a população sobre como agir diante de situações de riscos. Também são dadas dicas de segurança. Kleyton destaca que equipes da PC vão realizar visitas à escolas e colégios da capital para distribuir exemplares para a conscientização dos jovens.
*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo