Fake Police

Polícia Civil prende homem que se passava por guarda ambiental, em Cidade Ocidental

Membros da falsa instituição apreendiam animais e exigiam dinheiro da população para não efetuar a apreensão definitiva dos bichos

Nesta sexta-feira (26) a Polícia Civil deu cumprimento ao mandado de busca na sede de uma entidade denominada “Guarda Nacional de Defesa Ambiental” (GNDA) por prática de estelionato, falsidade ideológica, usurpação de função pública e uso indevido de uniforme, distintivo e insígnia militar.

Augusto Jose Esteves, que se intitulava “comandante” da instituição, foi preso em flagrante. A Operação Fake Police foi deflagrada em Cidade Ocidental, município a 224 quilômetros de Goiânia.

De acordo com a PC, os integrantes do órgão apreendiam animais, mesmo sem legitimidade, e exigiam dinheiro da população para não efetuar a apreensão definitiva dos bichos. Eles usavam uniformes camuflados, ostentavam brasões e documentos pessoais a fim de se passarem por integrantes de órgãos policiais.

Na sede da instituição, foram apreendidos farda, algema, insígnias, além de documentos falsificados e carteiras dos membros que, eram identificados através de graduações e patentes próprias e exclusivas dos militares, tais como Tenente-Coronel, Sargento e Subtenente.

O Mais Goiás tentou o contato com a GNDA, mas as ligações não foram atendidas.

Foram apreendidos vários itens na Operação Fake Police (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Foram apreendidos vários itens na Operação Fake Police (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Fachada da instituição falsa (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Fachada da instituição falsa (Foto: Divulgação/Polícia Civil)