Polícia Civil prende oito integrantes de quadrilha especializada em roubo e receptação de veículos
Grupo atuava em quatro municípios goianos e vendia os carros roubados em Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veiculos Automotores (Derfrva) cumpriu na manhã desta quinta-feira (12/5) seis mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva nas cidades de Goiânia, Goianira, Abadia de Goiás e Guapó. A operação policial, denominada Mentor, teve por objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava com o roubo, receptação, falsificação de documentos e adulteração de sinais identificadores de veículos.
A investigação iniciou após a Polícia Civil do Estado de Goiás receber informações da Polícia Civil do Tocantins sobre a apreensão de veículos que teriam sido clonados em Goiás. Depois de vários meses de investigação, apurou-se que o grupo era chefiado por Alex Pereira Mendonça, responsável pela adulteração dos sinais identificadores dos veículos. Alex foi preso no mês de março, mas do interior do presídio passou a ensinar o seu irmão, Eduardo Pereira Mendonça, a clonar os veículos.
Estima-se que o grupo tenha sido responsável por diversos roubos de veículos na capital, que após clonados, eram vendidos em outros Estados.“Os roubos, a maioria, eram cometidos na Região Metropolitana de Goiânia, mas a venda dos veículos não se restringia só ao Estado de Goiás. Muitos eram vendidos em Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, explica o delegado responsável pelo caso, Fábio Meireles.
Durante a operação foram apreendidos carros roubados, armas de fogo, documentos falsos e drogas, inclusive sendo identificado um laboratório de refino da substância.