REDES SOCIAIS

Polícia conclui investigações de crimes contra a honra por página de Instagram em Rio Verde

Segundo a investigação, a página realizava cobranças por meio de cartas públicas e expunha informações pessoais, o que causava danos às vítimas

A Polícia Civil, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic), concluiu, na quarta-feira (18), as investigações referentes aos crimes de injúria e difamação praticados por meio das redes sociais de uma conta no Instagram de Rio Verde chamada “empreendedorasrv”.

As apurações foram iniciadas após uma vítima procurar a delegacia e relatar ameaças e coação moral para a quitação de dívidas, parte das quais já estavam prescritas. Segundo a investigação, a página fazia cobranças por meio de cartas públicas e expunha informações pessoais, além de causar danos às vítimas. As ações resultaram na perda de vínculos profissionais e pessoais das pessoas atingidas.

Conforme a Polícia Civil, a exposição vexatória nas redes sociais viola direitos constitucionais, como a honra, a imagem e a privacidade, previstos na Constituição Federal. A conduta também desrespeita o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), que protege os usuários de abusos no ambiente digital.

Os crimes investigados foram definidos como lesão e difamação, agravados pelo uso das redes sociais, ou que ampliam o alcance dos danos causados ​​às vítimas. A Polícia Civil reforça a necessidade de uso responsável das plataformas digitais e alerta para as implicações legais de condutas ilícitas no ambiente virtual.

A 8ª Delegacia Regional de Rio Verde segue à disposição para denúncias e esclarecimentos sobre crimes cibernéticos.