Polícia de Goiás espera mais golpes virtuais nessa Black Friday do que no ano passado
A Polícia Civil espera mais golpes virtuais na Black Friday deste ano do que o…
A Polícia Civil espera mais golpes virtuais na Black Friday deste ano do que o registrado ano passado. O tradicional evento de promoções sempre acontece na última sexta-feira de novembro. Em 2020, em razão da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, houve um aumento de 25,1% nas compras online. Um levantamento da Ebit-Nielsen no ano passado revelou que os e-commercers venderam cerca de R$ 4,02 bilhões durante a semana de promoções. Porém, com o aumento da popularidade dessa modalidade de compras, os agentes civis também esperam o crescimento dos golpes cibernéticos.
Neste ano, a Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro. A fim de prevenir os mais variados tipos de golpe virtuais, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos e o Procon Goiás reuniram algumas orientações de cuidados na hora das compras on-line. Confira as precauções abaixo.
1) Uso preferencial de aplicativos
Segundo a polícia, as compras devem ser realizadas, preferencialmente, pelos aplicativos das empresas. As grandes empresas, em regra, possuem aplicativos próprios, que podem ser baixados pelas lojas de compras do próprio telefone, como a App Store ou Google Play.
“Podem haver aplicativos fraudulentos? Sim, mas são mais raros, pois em regra tais aplicativo são fidedignos”, argumenta a corporação.