Polícia de Goiás indicia três servidores suspeitos de vacinar pessoas fora da fila
Quatro pessoas foram beneficiadas com a 1ª dose da vacina, segundo investigação
A Polícia Civil indiciou, nesta quarta-feira (24), três servidores suspeitos de vacinar pessoas fora do grupo prioritário no município de Santa Rita do Novo Destino.
A investigação apurou que o secretário de Saúde, Marcelo Gomes de Moraes, e duas enfermeiras da pasta desviaram quatro doses da vacina contra a covid-19 no final da 1ª etapa de vacinação. Os imunizantes teriam sido aplicados em pessoas que não se enquadravam no grupo prioritário.
Para a polícia, foram beneficiados com o desvio: o secretário municipal de Transportes, um técnico de informática da prefeitura, o irmão da primeira-dama do município e uma mulher que tinha relação de amizade com umas das enfermeiras.
Além disso, segundo a polícia, os referidos servidores inseriram no banco de dados a informação de que os vacinados eram profissionais da saúde, quando na verdade pertenciam a pastas distintas. Os três foram indiciados pelo crime de peculato (crime que consiste na subtração ou desvio, mediante abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável) e por inserção de dados falsos em sistemas de informações, cujas penas somadas podem chegar a 24 anos de reclusão.
O Mais Goiás entrou em contato com a secretaria da saúde, que informou que Marcelo Gomes não estava presente, pois estava vacinando a população. A reportagem também entrou em contato com a prefeitura, por e-mail e por telefone, e aguarda resposta.