Operação Má Vizinhança

Polícia desmantela quadrilha responsável por explosões de caixas eletrônicos no Estado

O grupo é suspeito de explosão de uma agência em Orizona e nos estados da Bahia e Piauí

Uma quadrilha especializada explosões de bancos e caixas eletrônicos foi desmantelada neste final de semana em Luziânia, no entorno do Distrito Federal (DF), por meio da Operação Má Vizinhança da Polícia Civil. Foram detidos Joelinton Ribeiro Pereira (28), Fernando Rocha da Silva (29), Erivaldo José Mariano (40), Frederico Mariano da Silva (33) e Luiz Fernando da Silva Mattos (19). Segundo a PC, a quadrilha já teria escolhido seu próximo objetivo: uma agência da Caixa Econômica Federal em Novo Gama (GO). Os suspeitos foram encaminhados ao presídio de Luziânia.

Com o grupo, foi apreendida uma arma de fogo de calibre restrito com a numeração raspada e uma caminhonete oriunda de um roubo, a qual já foi devolvida a seu dono. Os integrantes do grupo já possuem diversas passagens pela polícia, entre elas roubo, lesão corporal, receptação, injúria, ameaça, porte ilegal de arma de fogo, homicídio e furto. Agora, responderão por porte de arma de uso restrito, receptação e associação criminosa.

De acordo com a Polícia Civil, agentes chegaram ao grupo após investigação da explosão em Orizona, que apontou os suspeitos como responsáveis por explosões de vários caixas eletrônicos em Luziânia, Damianópolis e Bonfinópolis. Segundo a polícia, o grupo também praticou crimes em Cristópolis, São Derédio e Ibotirama, na Bahia e em Itauera (PI).

O grupo era liderado por Frederico. Era ele o responsável de trazer os explosivos do Piauí e também de realizar os levantamentos das informações dos bancos que seriam alvos do grupo. Um fato que chamou atenção dos policiais foi que um dos caixas eletrônicos explodidos estava localizado dentro de um farmácia em que Erivaldo trabalhava como atendente.

A Operação contou com agentes do Grupo Antirroubo a Bancos (GAB) e auxílio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o serviço de inteligência da Polícia Militar de Luziânia