PF deflagra operação para combater fraude no comércio de veículos em Goiás e no DF
Os envolvidos são investigados pelos crimes de falsidade ideológica e de lavagem de dinheiro. Ao todo são cumpridos 31 mandados de busca e apreensão
A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (17) a Operação Cosplay, com o objetivo de combater fraude no comércio de veículos usados em Goiás e no Distrito Federal. De acordo com a PRF, os envolvidos são investigados pelos crimes de falsidade ideológica e de lavagem de dinheiro.
Durante as investigações, a corporação constatou a movimentação bancária de empresas fictícias em nome de “laranjas” que cediam seus nomes mediante pagamento para serem utilizados nas atividades empresariais fraudulentas. Também foi constatada a ocultação de patrimônio através de registros de propriedades de veículos automotores em nome de de “laranjas” junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), praticando o crime de lavagem de dinheiro através do comércio de veículos usados
Ao todo, 120 Policiais Federais cumprem 31 mandados de busca e apreensão nas cidades de Águas Lindas de Goiás, Valparaíso, Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Guará, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga, Vicente Pires e Taquari, além de duas medidas cautelares de sequestro de veículos e de bloqueio administrativo junto ao Detran, bem como a quebra dos sigilos bancários e fiscais dos envolvidos.
Em outubro de 2017, o principal investigado foi preso em flagrante pela Polícia Federal por receptação de cargas de 72 TVs roubadas e, além disso, foram descobertas evidências de que o mesmo teria envolvimento com a prática de falsidade ideológica, movimentando contas bancárias em nome de terceiros e gerindo empresas fictícias.
Os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica e de lavagem de dinheiro, cuja a pena pode chegar a 10 anos de reclusão.