TECNOLOGIA

Polícia Federal usará drones para combater crimes eleitorais

Meta é aumentar a segurança no pleito deste ano. Segundo PF, mais de 100 aparelhos serão utilizados nas principais zonas eleitorais

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Com o objetivo de aumentar a segurança nas eleições e auxiliar o trabalho dos policiais na prevenção e repressão a crimes eleitorais, a Polícia Federal (PF) anunciou que este ano usará drones em todos os estados do Brasil. Na última terça-feira (27) a corporação apresentou o projeto de utilização dos aparelhos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) .

Segundo a Polícia Federal serão utilizados mais de 100 drones, que vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do Brasil. Com ajuda dessa tecnologia, a PF espera combater crimes como boca de urna e transporte ilegal de eleitores, por exemplo.

“Os drones podem se tornar imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Eles possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entrega de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez”, explica a corporação.

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da PF, que irá adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

O uso de drones, segundo a polícia, vai possibilitar ainda a diminuição da presença física dos policiais, “o que se torna relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater o novo coronavírus”.

No dia 17 de outubro, a PF realizou uma simulação do uso dos aparelhos na Superintendência da Polícia Federal em Goiânia e nas delegacias federais de Anápolis e Jataí. Na ocasião, policiais testaram os equipamentos, simulando situações como crimes de boca de urna. Assista:

https://www.emaisgoias.com.br/homem-tenta-enviar-celulares-ao-presidio-de-goiatuba-por-drone-mas-e-preso/