Polícia Federal vai monitorar eleições no Entorno do DF com drones
A medida visa coibir e identificar crimes eleitorais, e será estendida para outros municípios do país
A Polícia Federal vai usar drones para monitorar as eleições em cidades goianas localizadas no Entorno do Distrito Federal. A medida visa coibir e identificar crimes eleitorais, e será estendida para outros municípios do país. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 acontece no próximo domingo (6/10). Serão escolhidos prefeitos (as) e vereadores (as).
De acordo com a corporação, além de drones, cães da Polícia Federal também serão usados para a fiscalização, que será feita antes, durante e depois das votações.
Conforme a PF, os drones serão capazes de identificar crimes complexos, como a propaganda irregular conhecida como derramamento de santinhos nas ruas; boca de urna, transporte ilegal de eleitores e compra de voto.
As imagens servirão para autuações em flagrante, além da produção de provas para as investigações. Os drones têm tecnologia que produz as cenas em alta definição mesmo em grandes altitudes.
Vale lembrar que nenhum brasileiro pode ser preso, exceto em caso de flagrantes, até o dia das eleições. A regra é válida para até 48 horas após a votação.