Polícia impede tentativa de ocupação de área da Serra das Areias, em Aparecida (GO)
A Polícia Militar, com apoio da Guarda Civil Municipal, retirou grupo de pessoas que tentava…
A Polícia Militar, com apoio da Guarda Civil Municipal, retirou grupo de pessoas que tentava ocupar gleba particular de Área de Proteção Ambiental da Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, no último domingo (29). O local estava sendo monitorado desde semana passada pelos órgãos de fiscalização do município.
Esta é a terceira vez que o local é alvo de tentativa de ocupação. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida, a ocupação é irregular, pois a área faz parte de área de preservação ambiental. A Serra das Areias é uma reserva ambiental de importância pois é nascedouro de água potável no município.
Representantes da Secretaria de Habitação devem se reunir com líderes do movimento na terça-feira (31), para organização de cronograma para atender todas as famílias que necessitam de avaliação socioeconômica e cadastro habitacional.
“O movimento entendeu que as famílias em situação de vulnerabilidade deverão passar por avaliação socioeconômica e entrar no quadro de inscrição para programa habitacional no município”, diz a nota da pasta.
Desocupação
As proximidades da Serra das Areias já foi alvo de diversas tentativas de ocupações consideradas irregulares pelo poder público. Em 2017, a Polícia Militar cumpriu ordem de despejo de cerca de 100 famílias que ocuparam área de cinco alqueires, do pasto e parte da reserva legal de uma fazenda próxima à Serra das Areias.