CARTEIRA

Polícia investiga ameaça de massacre em escola do DF

Escola do Gama não suspendeu as aulas e mantém policiamento

Polícia investiga ameaça de massacre em escola do DF (Foto: Reprodução - Imagem enviada ao Correio Braziliense)

Circulou em um grupo de mensagens de uma escola no Gama, no Distrito Federal (DF), mensagens de um possível massacre marcado para esta quarta-feira (20), na instituição. Pais e responsáveis de alunos ficaram assustados com a situação e as polícias Civil e Militar foram acionadas.

O Correio Braziliense teve acesso ao áudio que o diretor do Centro de Ensino Médio 1 do Gama (CEM 1), Macário dos Santos Neto, enviou ao grupo de mensagens de pais e responsáveis na terça-feira (19). Ele confirmou a ameaça, que ocorreu na segunda (18), por meio de uma carteira pichada em uma sala.

“Muitas mães estão preocupadas e realmente houve isso hoje (19/4) e aí eu não sei precisar e identificar quem foi o aluno porque a sala não tem câmera, não foi hoje, isso ocorreu ontem (segunda-feira 18/4) porque o pessoal da limpeza chegou hoje (19/4) e isso já estava. Então, só nos coube entrar em contato com a PM, a PM já veio à escola, amanhã (20/4) terá efetivo da PM aqui e vamos torcer para que seja somente uma brincadeira”, disse.

Segundo informações da secretaria de Educação do DF, o Centro de Ensino Médio 1 do Gama (CEM 1), um “bilhete” com a ameaça de massacre foi deixado em uma carteira da escola. Polícias Civis e Militares foram acionadas. Apesar da preocupação e precaução, acredita-se que foi uma brincadeira. As aulas não foram suspensas.

A escola também emitiu nota de esclarecimento em suas redes sociais. “Diante de tantas fake news que estão circulando sobre a nossa escola, esclarecemos que a única informação verídica é que havia uma carteira pichada com a ameaça de um ‘massacre no CG’ e todas as medidas de segurança foram tomadas. Portanto, ressaltamos que estamos com policiamento na nossa escola e as aulas não foram suspensas.”

Nota da secretaria sobre a ameaça de massacre:

“A equipe gestora do Centro de Ensino Médio 1 do Gama tomou conhecimento de que havia um bilhete em uma carteira com ameaça de massacre. As polícias Civil e Militar foram acionadas para garantir a segurança. O caso está em investigação e a suspeita é de que foi uma brincadeira. O CEM 01 do Gama é uma das escolas mais tranquilas da região no que se refere à disciplina e, desde o retorno presencial, em 2021, não registrou nenhum episódio de violência.

A Secretaria De Educação do DF implementou o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas, que também envolve a conscientização dos estudantes, e episódios como esse tendem a diminuir.”