Polícia investiga aparecimento de serpentes pítons em reserva ambiental de Rio Verde
A Polícia Civil investiga o aparecimento de serpentes exóticas em uma reserva ambiental de Rio…
A Polícia Civil investiga o aparecimento de serpentes exóticas em uma reserva ambiental de Rio Verde, na região sudoeste de Goiás. Moradores encontraram uma píton há dois meses e, nesta segunda-feira (22), encontraram outra cobra da mesma espécie no mesmo local.
O delegado Danilo Fabiano Carvalho, responsável pelo caso, disse que um morador encontrou a cobra enquanto regava plantas. Ele chamou um vizinho e, juntos, eles capturaram a cobra e acionaram o Corpo de Bombeiros. A equipe levou o animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Goiânia.
Segundo o investigador, a corporação vai investigar se esse animal foi abandonado ou se há criatórios clandestinos nas imediações. Se eventualmente houver um crime ambiental, as pessoas que o praticaram devem ser devidamente responsabilizadas.
As duas serpentes encontradas são pítons albinas, consideradas raras. Na visão dos ambientalistas, elas oferecem risco para os outros animais daqui, pois como são naturais de faunas africanas e asiáticas, quando se instalam em regiões como as do Brasil, dizimam praticamente toda a fauna existente, pois não possuem predador natural.
Cerca de dois meses atrás, a Polícia Ambiental de Rio Verde capturou uma píton na mesma área de preservação ambiental. A serpente era maior do que a encontrada nesta segunda-feira.