Polícia Militar implanta Projeto Guardião Ambiental Mirim em Aparecida de Goiânia
Iniciativa que já formou mais de mil guardiões em Goiás, visa sensibilizar os jovens sobre questões relacionadas ao meio ambiente
Nesta quinta-feira (28), o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) da Polícia Militar irá promover às 10h na Escola Municipal Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, a aula inaugural do Projeto Guardião Ambiental Mirim, que tem como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Para ingressar no programa, os estudantes também precisam ter frequência escolar regular e bom comportamento. “Focamos em cidadania, formação disciplinar e conceitos de civismo, agregando conceitos de fauna, flora e educação ambiental. Queremos formar uma sociedade sustentável”, afirma o comandante de Policiamento Ambiental, coronel Francisco Jubé.
Os participantes do programa vão receber 50 horas/aulas teóricas e práticas sobre conservação e preservação dos recursos naturais. Nas aulas, serão ministradas noções básicas de questões sobre água, solo, fauna, flora, reciclagem, legislações ambientais e disciplina militar. A ideia é fazer com que os estudantes adotem novos hábitos e multipliquem as transformações na sociedade.
“O meio ambiente precisa ser discutido em todos os âmbitos, inclusive na segurança pública. Sem dúvidas, por meio deste projeto, também é possível prevenir crimes, especialmente os de cunho ambiental”, avalia o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.
Mais de mil guardiões ambientais mirins já foram formados em Goiás. Atualmente, também estão em andamento turmas em Trindade e Córrego do Ouro. O CPA também já estuda uma nova vertente de ações do programa em parques de Goiânia.