Polícia Militar implanta Projeto Guardião Ambiental Mirim em Aparecida de Goiânia
Nesta quinta-feira (28), o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) da Polícia Militar irá promover às…
Nesta quinta-feira (28), o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) da Polícia Militar irá promover às 10h na Escola Municipal Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, a aula inaugural do Projeto Guardião Ambiental Mirim, que tem como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Para ingressar no programa, os estudantes também precisam ter frequência escolar regular e bom comportamento. “Focamos em cidadania, formação disciplinar e conceitos de civismo, agregando conceitos de fauna, flora e educação ambiental. Queremos formar uma sociedade sustentável”, afirma o comandante de Policiamento Ambiental, coronel Francisco Jubé.
Os participantes do programa vão receber 50 horas/aulas teóricas e práticas sobre conservação e preservação dos recursos naturais. Nas aulas, serão ministradas noções básicas de questões sobre água, solo, fauna, flora, reciclagem, legislações ambientais e disciplina militar. A ideia é fazer com que os estudantes adotem novos hábitos e multipliquem as transformações na sociedade.
“O meio ambiente precisa ser discutido em todos os âmbitos, inclusive na segurança pública. Sem dúvidas, por meio deste projeto, também é possível prevenir crimes, especialmente os de cunho ambiental”, avalia o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.
Mais de mil guardiões ambientais mirins já foram formados em Goiás. Atualmente, também estão em andamento turmas em Trindade e Córrego do Ouro. O CPA também já estuda uma nova vertente de ações do programa em parques de Goiânia.