PM inicia patrulhamento voltado para mulheres no transporte coletivo
Batalhão de Terminal da Polícia Militar fará vigilância para proteção e defesa das mulheres, além de abordar em condições suspeitas
Nesta terça-feira (03), o Batalhão de Terminal da Polícia Militar do Estado de Goiás, iniciou uma modalidade de patrulhamento voltado exclusivamente à mulher. A vigilância atuará na proteção e defesa das usuárias do transporte coletivo na capital.
Equipes compostas por policiais exclusivamente femininas, vão patrulhar os terminais de ônibus, plataformas de parada e também abordar mulheres que estejam em condições suspeitas; praticando vandalismo dentro do transporte público, nos banheiros dos terminais e carregando objetos ilegais ou drogas.
A equipe feminina atuará na proteção da integridade da mulher, dentro dos ônibus e filas de embarque, evitando abusos que algum infrator queira praticar contra as usuárias do transporte coletivo. De acordo com a RedeMob, o público feminino corresponde a 65% do fluxo de pessoas que utilizam diariamente os ônibus do eixo anhanguera.
“As policiais femininas serão empregadas em todas as intervenções que sejam voltadas a esse público e estarão sempre participando e atuando nas operações desempenhadas dentro dos terminais”. A assessoria da PM esclarece que o patrulhamento para mulheres é uma ação permanente.
“A segurança e abordagens serão em todos os onze terminais de Goiânia. Todos já possuem policiamento fixo, e as agentes irão apoiar o policiamento já existente. Começaremos com cinco policiais femininas, aplicadas conforme análise criminal e levantamentos de inteligência”, conclui a PM.
*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo