CORONAVÍRUS

Polícia monta barreiras sanitárias em cidades do Vale do Araguaia

De acordo com a corporação, barreiras são formadas nas cidades de Aruanã, São Miguel do Araguaia, Mozarlândia, Mundo Novo, Britânia, Bom Jardim de Goiás, Aragarças e Piranhas.

Para evitar a disseminação do novo coronavírus nas cidades da região do Vale do Araguaia, a Polícia Militar (PM) começou, nesta quinta-feira (18), a montar barreiras sanitárias nas oito municípios que compõem a região. São eles Aruanã, São Miguel do Araguaia, Mozarlândia, Mundo Novo, Britânia, Bom Jardim de Goiás, Aragarças e Piranhas. A fiscalização seguirá durante toda a temporada e de forma permanente.

A ação ocorrerá com o apoio das prefeituras de cada cidade. Além disso, está proibido a montagem de ranchos e/ou acampamentos que não sejam exclusivamente familiares. Para isso, será permitido apenas uma família pro local. Também está proibida a aglomeração em praias e/ou espaços públicos, como praças e avenidas. Vale lembrar que a utilização de máscaras é obrigatória.

A fiscalização também ocorrerá nas rodovias que dão acessos a esses municípios, no interior delas e através de embarcações do Comando de Policiamento Ambiental durante toda a extensão do Rio Araguaia. Também terão o apoio do Corpo de Bombeiros, Goiás Turismo e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para a fiscalização das margens do Rio.

O governo decidiu cancelar a temporada de férias do Araguaia, tradicionalmente realizada no mês de julho. A medida foi publicada por meio de um decreto, no último dia 10 de junho. Apesar disso, a decisão passa a valer a partir do dia 1º de julho. O texto destaca que é proibido montar estruturas temporárias de bares, restaurantes, banheiros e pontos de apoio de atendimentos a turistas. Além disso, suspendeu a realização de shows, festas, caminhadas ecológicas e passeios ciclísticos, corridas e realização de espetáculos.