Polícia Montada intensifica segurança na Região Central de Goiânia
O trabalho executado por até cada três homens a cavalo, durante grandes eventos, cobre o equivalente à área de patrulhamento realizada, em média, por 18 policiais.
//
O trabalho feito pelo Regimento da Polícia Montada de Goiás é considerado um dos mais eficientes no combate a crimes durante patrulhamento de choque. Ele vem sendo feito em Goiânia há mais de 30 anos e tem conseguido impor respeito pela sua natureza, ou seja, com a utilização do conjunto homem e cavalo, a produtividade tem apresentado números significativos.
O trabalho executado por até cada três homens a cavalo, durante grandes eventos, cobre o equivalente à área de patrulhamento realizada, em média, por 18 policiais.
Nessa época de festas natalinas, o trabalho é intensificado na Região Central de Goiânia, principalmente durante os horários de funcionamento do comércio, explica o comandante do Regimento da Polícia Montada, major Alessandro Alves de Alencar Peixoto: “Quando é feita a apreensão de alguma pessoa, as viaturas da Cavalaria são chamadas ao local para levar o acusado ao Distrito Policial mais próximo para registro de ocorrência”.
O policiamento montado apresenta diversas vantagens se comparado às duplas de Cosme e Damião ou policiamento motorizado. O policiamento a pé, com veículos ou motocicletas apresenta certas limitações quanto ao terreno e visibilidade. Já o policiamento com uso de cavalos supera condições climáticas severas e possibilita uma rápida identificação de autores de crimes e lideranças mal intencionadas.
EFICIÊNCIA
Também durante shows artísticos, campeonatos esportivos e manifestações populares, a presença da Cavalaria é indispensável, explica o major Alencar. Em tempos de manifestações populares, o Regimento da Polícia Montada demonstrou eficiência em diversos tipos de situações. A Cavalaria apresenta várias manobras para controlar e dispersar multidões, sem o uso de arma de fogo.
Os policiais dispõem de vários aparatos para montar nos cavalos. São equipamentos de proteção individual, arreios específicos, cela de policiamento, bolsas laterais e também mantas de policiamento com identificação policial. Além de bloco de notificações de trânsito e radiocomunicador. Durante o trabalho, um homem fica responsável por segurar os três animais, enquanto os outros dois se dividem nas buscas.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
O Regimento é subordinado ao Comando de Missões Especiais. O tenente Roberto Pinheiro da Silva, chefe da P-1 da Cavalaria, explica que os serviços são prestados à sociedade nos vários setores e bairros da capital em caráter ordinário, praças esportivas e/ou lazer, estádios de futebol, acompanhamento de torcidas aos estádios, bem como em eventos de grande público.
Não raramente apoia outros Comandos Regionais, principalmente no tocante a eventos festivos e/ou operações de reintegração de posse. Quando requisitado, executa trabalho relacionado ao setor de relações-públicas, abrilhantando eventos como desfiles, formaturas, homenagens, cavalgadas, festas de rodeio, exposições diversas e outros.
Além das atividades tipicamente policiais militares, o Regimento desenvolve outras de cunho social de extrema importância, como o apoio em parceria com o Núcleo de Equoterapia do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santilo (Crer), proporcionando uma interação benéfica entre Polícia Militar e sociedade, evidenciando o Regimento também como uma unidade de relações públicas, o que muito a orgulha e enobrece a, finaliza o tenente Pinheiro.