GATO

Polícia prende dois empresários por furto de energia em Quirinópolis

De janeiro a julho deste ano, foram mais de 138 operações para combater ligações clandestina que resultaram na prisão de 77 pessoas

Dois empresários de Quirinópolis foram presos pela Polícia Civil sob suspeita de furtar energia elétrica. A ação foi resultado de uma investigação que envolveu a colaboração da concessionária de energia local e da Polícia Técnico-Científica. As prisões aconteceram nesta quarta-feira (25).

Após denuncias, as autoridades encontraram uma obra onde os suspeitos realizavam o desvio de energia por meio de um equipamento que adulterava o medidor, conhecido popularmente como “gato”. O proprietário da obra foi preso em flagrante.

Após a primeira prisão, a equipe da PC identificou um segundo local onde os homens também praticavam o furto de energia elétrica. O dono da obra nesse segundo local também foi autuado em flagrante.

Diante das evidências, uma perícia foi realizada e confirmou a subtração de energia elétrica. Os empresários foram levados para a delegacia, onde seguem à disposição da Justiça.

70 mil ‘gatos’ em 2023

Em 2023, a Equatorial Goiás fiscalizou cerca de 200 mil imóveis e estabelecimentos ao longo do ano e identificou 70 mil furtos de energia nas unidades consumidoras. O montante representa 35% dos imóveis visitados.

A quantidade de energia furtada, que totalizou 628 Giga watt/hora, seria suficiente para abastecer Goiânia durante dois meses.

De janeiro a julho deste ano, foram mais de 138 operações para combater ligações clandestina que resultaram na prisão de 77 pessoas.