Buscas

Polícia procura por condenado que abriu algemas e fugiu de UPA em Aparecida

Igor Henrique, que estava preso à maca, conseguiu abrir as algemas e pular por uma janela da enfermaria; DGAP pede colaboração da população para localizar detento

As policias Civil e Militar procuram por condenado que fugiu, nesta segunda-feira (15), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Brasicon, em Aparecida de Goiânia. Igor Henrique Meneses Barreto, de 24 anos, passava por atendimento médico na unidade desde a última sexta-feira (12). O foragido conseguiu escapar após destrancar a algema que o prendia à uma maca e pular uma janela da enfermaria. O detento cumpria pena na Penitenciária Odenir Guimarães (POG) por um crime de latrocínio (roubo seguido de morte), cometido em fevereiro de 2016.

Em nota, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que já tomou as devidas providências em relação à fuga de Igor e notificou “as forças policiais para que sejam realizadas buscas pelo detento”. Numa tentativa de localizar o reeducando, a DGAP divulgou foto de Igor e pede que a sociedade colabore com as buscas policiais fornecendo qualquer informação sobre o paradeiro do foragido. (Veja a nota na íntegra no final da matéria)

Ainda segundo a DGAP, a denúncia pode ser realizada de forma anônima através do 197 da Polícia Civil (PC), do 190 da Polícia Militar (PM) ou pelo (62) 3201-1212 da Ouvidoria da Secretária de Segurança Pública (SSP).

Relembre o crime

Em 2017, Igor foi condenado a 23 anos de reclusão por latrocínio. O crime ocorreu em 2016 após o foragido e mais três participarem do assalto a um pitdog no Setor Oeste, que culminou na morte de um dos criminosos e do policial civil Oscar Charife Abrão Garcia, que tinha 31 anos.

O policial foi abordado por Robert Henrique, um dos comparsas de Igor. Oscar reagiu e trocou tiros com Robert, provocando pânico nos frequentadores. Assustados com a reação do policial, Igor e o adolescente acabaram fugindo a pé. Oscar Charife e Robert, apesar de levados ao hospital, não resistiram aos ferimentos e morreram no mesmo dia.

Policial civil Oscar Charife Abrão Garcia morreu após trocar tiros com os criminosos. (Foto: Reprodução)
Policial civil Oscar Charife Abrão Garcia morreu após trocar tiros com os criminosos. (Foto: Reprodução)

Nota enviada pela DGAP:

“Nota Retorno

Assunto: Fuga de custodiado – UPA Brasicon

A direção da Penitenciária Odenir Guimarães (POG), localizada no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e pertencente à 1ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), informa que já foram tomadas as devidas providências em relação à ocorrência envolvendo o custodiado Igor Henrique Meneses Barreto, de 24 anos, que empreendeu fuga da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasicon, na tarde desta segunda-feira, 15/07. O foragido, que passava por atendimento médico desde a última sexta-feira na UPA , cumpre pena na POG com base no artigo 157 do Código Penal Brasileiro.

A direção da Penitenciária informa que já foram notificadas as forças policiais para que sejam realizadas buscas pelo detento. A ocorrência, sob investigação da Polícia Civil, será apurada também internamente pela DGAP.

A DGAP divulga foto do foragido para que a sociedade possa colaborar com as informações, por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo 197 da Polícia Civil, pelo 190 da Polícia Militar ou pelo (62) 3201-1212 da Ouvidoria da Secretária de Segurança Pública.”

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira