Polícia resgata aves silvestres em cativeiro em povoado goiano
Suspeito capturava e mantinha animais presos em gaiolas
A Polícia Militar (PM) de Goiás encontrou e resgatou quatro aves silvestres em cativeiro em Verdelândia, um povoado de Santa Rita do Novo Destino, município a 199 km de Goiânia. A ação do Batalhão Ambiental ocorreu na segunda-feira (4).
Os policiais conseguiram localizar os animais após compartilhamento de informações do serviço de inteligência da PM. As aves estavam no quintal de uma casa do povoado.
No local, os policiais constataram que um suspeito capturava as aves e as mantinha em cativeiro, dentro de gaiolas. Os pássaros foram levados para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para reinserção no habitat natural.
O suspeito não teve a identidade divulgada. Contra ele foi emitido um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) no âmbito da Lei de Crimes Ambientais.
Ele foi enquadrado no artigo 29: “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.” A pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Aves silvestres resgatadas em Goiânia
No último mês, o Batalhão Ambiental da PM resgatou mais de 80 aves silvestres que eram transportadas ilegalmente em caixas de papelão. A polícia chegou até os animais após compartilhamento de informações. Ao abordar um carro em Goiânia e realizar buscas no veiculo, foram encontradas várias caixas com animais.
O motorista do carro foi autuado em flagrante por transportar ilegalmente espécie da fauna silvestre, inclusive aves ameaçadas de extinção e pelo crime de maus tratos. As 85 aves, sendo 35 araras Canindé e 50 papagaios, foram encaminhadas para o Cetas.