Polícia resgata filhote de cachorro vítima de maus-tratos em Pirenópolis
A Polícia Civil resgatou, na quinta-feira (11), um filhote de cachorro vítima de maus-tratos em…
A Polícia Civil resgatou, na quinta-feira (11), um filhote de cachorro vítima de maus-tratos em Pirenópolis. O animal estava sozinho e apresentava sinais de desidratação e fome, segundo o veterinário.
Por meio de uma denúncia feita para a delegacia, uma equipe policial foi até até o local indicado e encontrou o filhote de cachorro amarrado. Um veterinário que acompanhava os policiais disse para os agentes que o animal estava submetido a sofrimento e condições degradantes, caracterizando delito previsto na Lei de Crimes Ambientais.
O filhote tem aproximadamente 4 meses de idade e estava amarrado com uma corda de um metro de comprimento e apresentava sinais de desidratação e fome, de acordo com o veterinário. Ele foi levado para uma organização não governamental (ONG) local que cuida de animais em situação de abandono.
A polícia informou que ninguém foi encontrado na residência. No entanto, os agentes já identificaram quem é o morador e suposto dono do filhote. O homem poderá responder crime de maus-tratos a animais. Se condenado, poderá pegar até 5 anos de reclusão.
Outro caso de abandono
Nesta sexta-feira (12), o Mais Goiás recebeu um denúncia de um bombeiro militar, que preferiu não ter o nome divulgado, sobre os alojamentos dos cães do Canil Central. Segundo ele, os animais estão em situação precária e possuem espaço menor do que o ideal, além de não haver veterinários fixos para cuidar dos bichos.
O servidor afirma, também, que teme a transferência de cães e militares de Goiânia para Anápolis. “Primeiro porque o canil de lá está superlotado. Segundo que a transferência de militares para a cidade é uma maneira de punição pelas denúncias que estamos fazendo. Estamos apavorados. É preciso planejamento, não canetada. Queremos melhorias para os animais e reposição do efetivo”.
Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) diz que as denúncias não procedem e que o bem-estar dos animais é prioridade. Conforme o texto, uma obra no Canil Central já está em fase de licitação e possui verba destinada para esta finalidade; leia a matéria completa aqui.