Polícia suspeita que máquinas contratadas pela prefeitura de Heitoraí (GO) seriam do prefeito
Ação realizada hoje cumpriu 10 mandados de busca e apreensão na casa do gestor, de servidores e empresários
O prefeito de Heitoraí, cidade distante 130 quilômetros de Goiânia, está sendo investigado pela Polícia Civil por suspeita de fraude em licitações realizadas para a locação de maquinas agrícolas ao município. A suspeita é que os maquinários seriam de propriedade do próprio gestor, que teria usado empresários como laranjas, para locá-los à prefeitura.
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercarp) começou a investigar o caso após receber, no mês passado, uma denúncia anônima. De acordo com o delegado Cleiber Januário, já existem vários indícios de que há fraudes nas licitações.
“A primeira coisa que nos deixou desconfiados foi que as licitações foram concluídas de forma muito rápida, e, com o aval da justiça, hoje nós apreendemos alguns documentos que podem comprovar serem estas máquinas do próprio prefeito, que teria usado alguns empresários como laranjas, a fim de poder contratá-las pela própria prefeitura, o que configuraria crime de improbidade administrativa”, destacou.
A Polícia Civil informou apenas que os 10 mandados de busca e apreensão foram realizados na casa do prefeito, na prefeitura, e em imóveis pertencentes a outros servidores públicos e empresários, mas não divulgou nomes, idades, ou as funções dos investigados.
Espaço aberto para prefeitura
A Prefeitura de Heitoraí ainda não se pronunciou sobre a operação. O espaço está aberto, caso queiram apresentar a versão do prefeito e servidores.