REFORÇO

Polícia usará drones para monitorar Trindade nos dias mais movimentados da Romaria

A expectativa é receber 5 milhões de turistas durante os dias de romaria

Romaria de Trindade terá segurança reforçada por 2,8 mil policiais (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil informou que vai usar quatro drones para monitorar a cidade de Trindade durante os dias de maior movimento da Romaria, que teve início nesta sexta-feira (24) e vai até o dia 3 de julho. A ideia é que os equipamentos sejam usados durante os desfiles dos carros de bois, shows no carreiródromo e missas campais. A expectativa é receber 5 milhões de turistas durante a festa.

As ações demandarão quatro aeronaves e serão utilizados 12 operadores membros do Esquadrão de Drones da Polícia Civil durante os dias da festa. Os Bombeiros também usarão dois drones para acompanhamento da movimentação e das possíveis ocorrências.

A secretaria de comunicação de Trindade, que possui mais dois equipamentos do tipo, também vai disponibilizá-los para o monitoramento da festa. Todas as imagens serão acompanhadas de uma sala de gestão de segurança, no centro administrativo da cidade.

Haverá uma integração das ações de patrulhamento aéreo via drones da Polícia Civil com a Polícia Militar. Dessa forma, operadores demandarão aos policiais quais são as situações de potencial intervenção.

Rodovias com mais movimento

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) espera maior movimentação nas proximidades da cidade, especialmente de pedestres e carros de boi. A movimentação, principalmente nos acostamentos e nas vias laterais das rodovias, é motivo de preocupação para a PRF.

Segundo a corporação, não é tolerado nenhum tipo de transporte de pessoas em compartimentos de cargas de veículos e que flagrantes dessa irregularidade sujeitam o responsável a multa gravíssima, com 7 pontos na CNH e retenção do veículo.

Se possível, os romeiros devem andar em fila indiana, com roupas claras e usando faixas refletivas.

Policiamento

A 182ª Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade, terá a segurança reforçada por 2 mil policiais militares, 800 policiais civis e 800 bombeiros. O evento religioso, que ocorre de 24 de junho a 3 de julho, retornou ao formato presencial após dois anos de ausência, por causa das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e de Trânsito de Trindade, os Bombeiros terão tendas de apoio nas entradas da cidade e também nos locais de maior movimento. Os agentes de trânsito estarão em 125 pontos orientando mudanças de tráfego ou de estacionamento.

A partir desta sexta (24), todos os dias, às 10 horas, o grupo de segurança se reunirá para discutirem as estratégias de atuação.

A delegada regional de Trindade, Silvana Nunes informou que foram escalados mais de 800 policiais civis como reforço nos cinco pontos de atendimento ao Romeiro, que foram criados exclusivamente para esta romaria. Também houve reforço na Central de Flagrantes de Trindade, pois é para onde serão direcionados as lavraturas dos autos de prisão em flagrante.