Polícia vai investigar irmãos da PM por disparos em via pública em Piracanjuba (GO)
A Polícia Civil vai investigar a denúncia de que dois irmãos policiais militares – um…
A Polícia Civil vai investigar a denúncia de que dois irmãos policiais militares – um da PM de Minas Gerais e outro, de Goiás – ameaçaram um chacareiro de morte e ainda efetuaram cerca de 10 disparos em via pública no município de Piracanjuba. A denúncia de abuso de autoridade foi levada ao conhecimento das forças de Segurança Pública por um morador da cidade, que também conversou com o Mais Goiás. O episódio aconteceu na tarde de domingo (27), no povoado de Rochedo. O homem que denunciou os fatos optou por não revelar sua identidade, por medo de represálias, e disse que os irmãos estavam bêbados.
De acordo com o denunciante, os PMs são irmãos e possuem uma chácara no município. Por volta das 16 horas de domingo (27), eles teriam se encontrado um chacareiro vizinho e amigos em um bar que fica em uma praça pública. O morador afirma que, antes da chegada do PMs, todos aproveitavam o feriado de carnaval em paz.
“Eles chegaram no bar bêbados, mas não consumiram nada lá. Tanto que estavam com uma caixa térmica. Um dos PMs chamou o chacareiro até o banheiro para conversar, mas o chacareiro disse que não ia porque o policial estava armado. Mas foi convencido a ir ao banheiro. Lá ele já começou a questionar o chacareiro: “quem é você? quem é sua família?” e o irmão dele, também bêbado e armado, chegou em seguida já dizendo que ia matar todo mundo”, relata o denunciante.
O morador afirma que outros homens que acompanhavam a vítima entraram no banheiro do bar para entender o que estava acontecendo. Afinal, “o chacareiro não tinha nenhuma relação com o PM para ter sido chamado para uma conversa particular”. Além disso, o militar estava armado, mas não parecia estar em serviço.
O denunciante afirma que, a partir disso, uma discussão geral se iniciou e os PMs ameaçaram de morte todos no local. Assim que saíram do banheiro, os irmãos atiraram para todos os lados e os moradores, com medo, fugiram.
No local havia crianças, mulheres e idosos de idades variadas e todos correram risco de serem atingidos, segundo o denunciante. Os tiros foram efetuados da arma que pertence à corporação.
“Fiquei com muito medo. Tudo aconteceu muito rápido, todo mundo só pensava em fugir. Quando todo mundo correu, eles começaram a atirar no carro de um rapaz que estava com o chacareiro. Tinha um criança de 11 anos no carro”, detalha.
Ao todo, foram pelo menos 10 disparos efetuados. Sete deles atingiram o veículo e nenhuma pessoa se machucou.
Medo
Segundo o denunciante, não existe nenhum motivo claro para o que aconteceu. O dono de chácaras e os PMs são vizinhos, mas nunca tiveram desentendimentos antes. Agora, o sentimento da população é de medo.
“O morador está pensando em vender a chácara, pois está com medo. Só queremos justiça, pois foi uma covardia! Abuso de poder mesmo”, disse o denunciante.
À reportagem, o morador afirmou que o caso foi denunciado à Polícia Militar de Goiás.
O Mais Goiás procurou a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) e de Minas Gerais, bem como a Polícia Militar de Goiás (PM) e de Minas Gerais, a fim de entender se o caso já havia chegado ao conhecimento das autoridades e o que deverá ser feito para averiguar o caso.
Até o momento da publicação da reportagem, não recebeu respostas de nenhum dos dois órgãos, de nenhum dos estados.