Policiais penais começam a ser vacinados contra Covid na 2ª
Por nota, a Polícia Penal de Goiás – por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária…
Por nota, a Polícia Penal de Goiás – por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – informou que inicia a imunização de servidores contra a Covid-19, nesta segunda-feira (29). A vacinação contemplará policiais penais e vigilantes penitenciários temporários da instituição, de 51 anos ou mais, e será realizada na Academia da Polícia Militar em Goiânia, em Goiânia, no sistema drive-thru.
A ação se ampara na Resolução 030/2021, da última quarta (24). O texto permite o “direcionamento de 5% do quantitativo de vacinas Covid-19 das próximas remessas enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado de Goiás para a utilização nos trabalhadores das Forças de Segurança Pública e Salvamento, incluindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Civis Municipais”.
À época, o governo informou que a destinação desse quantitativo seria feita até a conclusão da imunização de todo o contingente de segurança de Goiás. Pelas redes sociais, Caiado comentou a iniciativa. “Nossos heróis da segurança pública não pararam suas atividades em nenhum momento nesta pandemia. Tudo isso para garantir a integridade física de nossa gente. Dessa maneira, nada mais justo do que imunizá-los contra essa doença que já ceifou tantas vidas”, escreveu no Twitter.
Vale lembrar, em 11 de março, o governador já havia dito que “bandido” não teria prioridade na fila de vacinação contra o novo coronavírus. “Mesmo seguindo o Plano Nacional de Imunização, nós temos bom senso e respeito com aqueles que deixam suas famílias em casa todos os dias e assumem a linha de frente para garantir a segurança de nossa gente”, escreveu no Instagram, naquele momento.
Segundo informações da DGAP, devem ser contemplados todos os servidores com mais de 51 anos, na segunda e terça-feira. A instituição divulgará ainda neste final de semana a lista com o nome dos servidores que serão contemplados, nessa fase.
Plano Nacional de Vacinação
Ao todo, o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 possui cinco fases. Na primeira, receberam a imunização profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento da Covid-19, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores, e indígenas.
Ainda na primeira, mas após estes, guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área. Já na segunda, entram os idosos que não vivem em asilos (começando pelos com mais de 80, depois de 79 a 75; 74 a 70; 69 65; e 64 a 60), além dos presos e agentes carcerários.