Policiais realizam parto de emergência em Valparaíso de Goiás
Na unidade de saúde, os policiais militares foram informados de que a ação de realizar o parto de forma imediata salvou a vida de mãe e filho

Uma equipe de policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou um parto de emergência e ajudou a trazer ao mundo um bebê, na quinta-feira (27), em Valparaíso de Goiás. Após o nascimento, mãe e filho foram encaminhados para uma unidade de saúde, onde receberam atendimento e passam bem.
Conforme informações da polícia, a equipe estava em patrulhamento na região do Céu Azul – Primeira Etapa, quando foi acionada para atender a um chamado urgente de uma gestante em trabalho de parto avançado que não conseguiria chegar ao hospital a tempo. Os policiais foram até a casa da mulher e, ao chegarem, perceberam que, mesmo com a sirene acionada – o que proporciona passagem prioritária no trânsito -, não havia tempo para o deslocamento para a unidade de saúde.
Com calma, a equipe iniciou os procedimentos para o parto no local e, minutos depois, o bebê veio ao mundo, bem e saudável. Os dois foram levados para o hospital. “Fui conversando e orientando ela até que conseguimos realizar o parto. Foi muito rápido, muito espontâneo. Pegamos um cobertor que ela estava deitada em cima, enrolamos na mãe juntamente com a criança e, imediatamente, descemos para o hospital”, relata o sargento Godoy, que ajudou no procedimento.
Na unidade de saúde, os militares foram informados de que a ação de realizar o parto de forma imediata salvou a vida da jovem e da criança. “Conversando com a equipe médica, o médico relatou que, graças ao trabalho rápido que tivemos, a mulher e o bebê conseguiram sobreviver porque era um risco muito grande de morte devido à situação, o local insalubre”, conclui o policial.