Afogamento

Policial de Luziânia salva jovem de afogamento, na Bahia

Além dele, duas mulheres também estavam afogando no momento

Na tarde do último domingo (19), o sargento Otaviano Evangelista, da Policia Militar de Goiás (PM), salvou Henrique Macêdo, de 20 anos, de um afogamento. O caso aconteceu na Praia Pé da Serra. O local fica a 37,1 quilômetros de Ilhéus, na Bahia. O policial goiano tinha acabado de sair da água quando ouviu os gritos voltou correndo.

“A Praia Pé de Serra é linda, mas ela tem um ‘mar bravo’, ondas perigosas, e para quem não tem prática de nadar, é melhor procurar uma praia mais calma” afirma Otaviano.

O policial contou ao Mais Goiás que, além do jovem, outras duas mulheres estavam se afogando no mesmo momento. As duas são tia e prima de Henrique. Segundo Otaviano, na praia só haviam dois salva vidas, um deles salvou as mulheres. Junto com o policial, o outro profissional ajudou a salvar o jovem.

O sargento disse que só foi capaz de prestar o socorro pois ele fez o curso de Salva Vidas pelo o Corpo de Bombeiros, salvamento aquático pela Polícia Militar. Ele, que também é mergulhador, disse que se a pessoa não for preparada é muito perigoso tentar salvar alguém de um afogamento, pois há risco de morte. Foi o que aconteceu no caso das duas mulheres: a adolescente de 13 anos começou a se afogar e também se afogou.

“Tinha a bandeira vermelha no local, mas ninguém percebeu. Estávamos eu e minha prima de 13 anos brincando na parte rasa da praia. Mas quando eu vi, a onda já estava nos puxando. Desesperada, a mãe foi tentar salvar a filha, mas acabou se afogando também” relata Henrique à nossa equipe. Ele, que é de Vitória da Conquista, também disse que ficou tonto, teve ânsia de vômito, mas preferiu não ir ao hospital.

 

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira